Indicação de Leitura:
Após pouco mais de 100 anos de fundação da Umbanda pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, essa religião cresceu e se diversificou, dando origem a diferentes vertentes que têm a mesma essência por base: a manifestação dos espíritos para a caridade.
O surgimento dessas diferentes vertentes é conseqüência do grau com que as características de outras práticas religiosas e/ou místicas foram absorvidas pela Umbanda em sua expansão pelo Brasil, reforçando o sincretismo que a originou e que ainda hoje é sua principal marca.
Embora essa classificação tenha sido elaborada por mim (ela não é fruto de um consenso entre os umbandistas e nem é adotada por outros estudiosos da religião), a mesma revela-se uma forma útil de condensar as diferentes práticas existentes, possibilitando um melhor estudo das mesmas. >>> Leia mais, clique aqui.
Prezada doutora Cláudia,
ResponderExcluirÉ com imensa surpresa e alegria que vejo um dos artigos que escrevi em meu blog sendo citado e recomendado como leitura pela senhora.
Não esperava que ele viesse a ser indicado como fonte de leitura sobre a Umbanda no meio acadêmico, muito menos que fosse indicado por uma pessoa com o currículo da senhora.
Espero que ele possa ser útil a senhora, aos seus alunos e demais leitores para ajudar a clarear um pouquinho mais do cadinho religioso que é a Umbanda.
Meus mais sinceros votos de felicidade,
Renato Guimarães.