Cambono[2]
É o médium que participa nas giras de
assistências como auxiliar dos Guias em terra, podendo ser designado na hora
dos trabalhos, pelo Primeiro Cambono, pela Ialorixá ou pela Iabá. O cambono
é a viga mestre do trabalho, sua energia é fundamental na sustentação
vibracional da casa.
Ainda que muitas vezes eles passem
despercebidos aos consulentes e assistência durante um trabalho, são os
cambonos os grandes responsáveis pelo bom andamento de um trabalho.
A origem
da palavra Cambono ou Cambone, é uma corruptela proveniente das raças primitivas
que praticavam o culto puro arcaico.
(...) O
Cambono da primitiva Aumpram era uma peça importante no culto, porque, além de
ser um auxiliar direto dos primeiros magos, era, inclusive, um iniciado com
vastos conhecimentos para poder comandar as cerimônias, quer no seu aspecto
ritualístico, quer no evolutivo das entidades, médiuns e assistentes, quer no
aspecto doutrinário e filosófico.
O Cambono
primitivo era instruído pelos magos no seu mister, estudando os Sagrados
Mistérios, linguagem simbólica, ritos arcaicos, liturgia, passando vários anos
a privar com seus Mestres e Instrutores para poder bem desempenhar as suas
funções.
Era também
o Cambono, de acordo com a sua ficha astral astrológica levantada pelos magos,
consagrado ao seu Orixá correspondente, à sua vibração própria, para poder
atuar com harmonia vibratória nesses trabalhos. Em suma, era um mago menor com
vastíssimos conhecimentos a serviço desse culto puro.
Sendo o
Cambono auxiliar [tinha uma] soma de grandes conhecimentos (...) para poder
atuar efetivamente nessas cerimônias! Conhecimentos de numerologia, som
vibratório, ou magia sonora, para poder atuar nos pontos cantados, mantras de
fixação vibratória; astrologia e quiromancia sagradas; anatomofisiologia
oculta, para poder atuar no chacra preciso desse ou daquele aparelho; química e
física ocultas, estudo das cores para uso na cromoterapia, em suma, conhecimento
completo da Lei da Aumpram para poder atuar eficientemente nos trabalhos dentro
da falange, subfalange ou legião exatas.
Atualmente, o Cambono não tem o preparo necessário
para essas funções. Pela sua própria condição, a Umbanda de hoje é um movimento
nascente e o Cambono não pode ter a soma de conhecimentos que possuía na
antiguidade, porém é necessário que ele possua os seguintes atributos:
1. Honestidade
de propósitos, pureza, vida correta e limpa, seguindo o preceito fundamental de
que todo umbandista tem o dever de servir sempre. Dotes morais, de um modo geral.
2. Possuir
vibrações em harmonia com o chefe espiritual da casa, e por esse motivo o
Cambono deve ser sempre escolhido pelo Guia-Chefe.
3. Amplo
conhecimento da doutrina para orientar os trabalhos e os consulentes para o
sentido puramente espiritual.
4. Pleno
conhecimento do que representa a magia-som, pois dessa maneira orienta os pontos
cantados para a sua finalidade: provocar a harmonia perfeita, o
equilíbrio ideal para as identificações entre os aparelhos, Guias e Protetores;
tornar o ponto cantado outra vez um “mantra” sagrado, mágico.
5. Conhecimento
perfeito da significação do ponto riscado. E aqui deve o Cambono
ser instruído pelos Orixás, Guias e Protetores.
6. Conhecimento
de ervas e flores adequadas aos banhos, defumadores etc. Isso implica o conhecimento
dos signos zodiacais e suas influências sobre os seres encarnados. Portanto,
deve o Cambono conhecer Astrologia (pelo menos rudimentos), sendo capaz de
levantar a ficha astral de qualquer pessoa com a máxima precisão.
7. Plenos
conhecimentos de Magia, a sua importância, símbolos e métodos de atuação no
terreno positivo ou negativo.
8. Atitudes e
maneira de se conduzir adequadas à função sacerdotal. O Cambono deve ter respeito
e humildade, interesse por seus semelhantes e manter principalmente o sigilo
absoluto quanto às consultas e às questões mais delicadas entre o Guia e o
consulente.
Essas regras (...) fazem um verdadeiro Cambono, um
auxiliar ou intermediário entre os Orixás, Guias e Protetores e os “filhos de
fé” que vão à Umbanda buscar a paz e o conforto espiritual para os seus males.
Essa é a verdadeira função e posição do Cambono dentro do ritual da Umbanda.
[1] Extraído de: FERAUDY, Roger. Umbanda, essa desconhecida. 5ª.ed. Limeira, SP: Conhecimento, 2006. p.160-162.
[2] Cambono. Link: http://www.tendadeumbanda.com.br/cambono_30.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário